Picinguaba, Vila de pescadores em Ubatuba

Se tem algo que eu detesto é de muvuca. Praias lotadas, som alto (e geralmente de péssimo gosto), gente barulhenta e muita, muita sujeira no chão. Tudo isso, infelizmente, são características do nosso verão litorâneo, nas praias populares de São Paulo, também conhecida como “farofa”. Justamente, por isso, gosto do mar em épocas fora da temporada, em lugares fora do circuito.

Nesse final de semana, fomos convidados por um casal querido de amigos para passar o final de semana em sua casinha no Sertãozinho de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. No alto do mato, onde a temperatura cai e fica até mais fresca quando subimos a ladeira para chegar em sua casa. Perto de cachoeiras lindíssimas, a praia é apenas mais uma opção na lista de possibilidades deliciosas. Sabendo da nossa despreferência pelo agito, após passar o sábado em Itamambuca (praia de surfistas) eles nos levaram para passar o domingo numa praia mais modesta, que a gente ainda não conhecia, Picinguaba.

Por ser uma vila de pescadores, com simplicidade na arquitetura das casinhas, com mar tranquilo e praia vazia, a não ser pelos barcos de pesca, não há muito o que fazer, a não ser contemplar. Passamos a tarde almoçando na beira da praia, com uma vista privilegiada, sob o céu aberto. Peixe fresco, muqueca deliciosa, muita risada por conta da agradável companhia… Para mim, não existe coisa melhor.

tumblr_nbyv8f56Rw1sq7alzo2_1280.jpg
tumblr_nbyv8f56Rw1sq7alzo5_1280.jpg
tumblr_nbyv8f56Rw1sq7alzo4_1280.jpg
tumblr_nbyv8f56Rw1sq7alzo3_1280.jpg
tumblr_nbyv8f56Rw1sq7alzo1_1280.jpg
tumblr_nbyv8f56Rw1sq7alzo6_1280.jpg
tumblr_nbyv8f56Rw1sq7alzo7_1280.jpg

Fotos: Dona da Casa!

“if only they could see |
if only they had been here |
they would understand |
how someone could have chosen |
to go the length I’ve gone |
to spend just one day riding”

{ composição e interpretação: Kings of Convenience, música: Cayman Islands }