Bolinhos de Coco com Jabuticaba
Essa semana, buscando receitas, inspiração, navegando por blogs mundo à fora, me deparei com o blog da Molly Yeh, my name is yeh, uma garota hiper talentosa, que gosta de cozinhar, fotografar e tocar música. Sim, a garota, não bastasse cozinhar que é uma beleza, tirar fotos de fazer você ficar hipnotizada, também é formada em percussão na Juilliard, é mole?
Lá você vai encontrar receitas como essa aqui, macarrons de saskatoon, - você deve estar se perguntando o que é um saskatoon (!?!): uma espécie de fruta silvestre, da mesma família dos mirtilos, ou blueberries - entre várias outras idéias e receitas, divertidamente descritas em seus posts, permeado de histórias e belíssimas fotos de suas viagens pelo mundo e de sua vida atualmente rural em Grand Forks, norte da Dakota.
Bom, na falta dos saskt… er… deixa prá lá, eu me lembrei de um pote de geléia, que adquiri numa dessas viagens pelo sul de minas, de jabuticabas. Minha intuição me dizia que eu deveria testar a receita com essa substituição, então, aqui vai a minha versão dos bolinhos com jabuticaba.
Modéstia a parte, ficou um arraso… Recomendo altamente que você também se aventure e experimente!
Bolinhos de coco com jabuticaba
- 395g de leite condensado (1 caixinha)
- 400 g de coco ralado
- 2 claras
- uma pitada de sal
- geléia de jabuticaba
- manteiga para untar
Misture numa vasilha grande o coco ralado com o leite condensado. Bata as claras em neve com a pitada de sal. Junte as claras batidas na mistura de coco.
Pára tudo… se você ainda não sabe como separar a gema da clara, ainda não viu esse hit da net!
Faça bolinhas pequenas; as minhas ficaram um pouco grande, como as da Molly, mas parece que quanto mais menorzinhas, mais crocantes.
Coloque numa assadeira untada com manteiga e asse num forno pré-aquecido a 180 graus por uns 25 minutos, ou até que os bolinhos estejam dourados. Você vai precisar de uma assadeira grande, pois a receita dá entre 30 e 40 bolinhas, dependendo do tamanho.
Cubra os bolinhos com geléia de jabuticaba… Hmm!, ficaram divinos… Como a geléia e meio azedinha, a mistura ficou perfeita e eu desconfio que ela deva ficar boa com outras geléias de frutas silvestres. Então, se você não tiver geléia de jabuticabas, saskatoon ou mirtilos, teste em casa com a que você tiver e me conta, pode ser?
Yeh!