Rabanadas ou torrejas de panetone

Já de volta ao Brasil, depois de 20 dias no país vizinho, comendo bem e fartamente, voltei encantada com a quantidade de programas culinários de alta qualidade produzidos lá. Uma variedade incrível, onde os apresentadores/cozinheiros (que além de inteligentes são muito carismáticos) ensinam receitas das mais simples às mais complexas numa produção de primeira, misturando poesia, descontração e arte (afinal não é disso que é feita a cozinha?), em programas que às vezes mais pareciam documentários de tão bem feitos.

Uma pena que nenhum deles é transmitido aqui, em especial o El Gourmet e a Fox Life (ou Utilíssima - pouco a ver com o que temos aqui no Brasil), ambos contam com uma gama de chefs, dos quais já virei fã de carteirinha… O canal que mais se assemelha é o GNT, aqui no Brasil.

Inspirada e com um monte de receitas dentro da mala, esta doçura vem do programa da Narda Lepes, quase uma pop star lá na Argentina: torrejas de pan dulce ou rabanadas de panetone. Afinal, quem nunca?!, passado o natal, o reveillon, o ano já começou e você não sabe mais o que fazer com aquele panetone que sobrou, ressecando de dar tristeza…

Eu, que já adoro rabanadas, amei essa receita para rechear o fim de tarde com uma delícia reciclada… Vamos lá!

Rabanadas de Panetone

  • ½ panetone ressecado
  • 1 copo de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • açúcar confeiteiro e canela em pó para polvilhar

Corte o panetone em fatias grossas. Se ele não estiver muito ressecado, fatie e deixe de um dia para outro.

Passe rapidamente no leite, e depois nos ovos batidos com o açúcar. Frite numa frigideira com manteiga até que fiquem dourados dos dois lados.

Salpique açúcar confeiteiro e canela em pó se gostar. Pode servir com creme batido ou sorvete se quiser incrementar a sobremesa.

Me encantó!