Sorvete de Gergelim Preto
Semanas atrás, mostrei a pasta de gergelim preto nos Stories, até coloquei enquete para ver quem adivinhava o que era aquela tinta preta (a maioria acertou haha). Meu sonho era fazer esse sorvete cinza, bem coisa de Pinterest.
Criar receita de sorvete com base em oleaginosa é uma delícia, justamente pelo teor de proteína e gordura que as sementes já tem, que dão uma textura bem cremosa. Tem só que balancear para não passar do ponto (sabe aquele sorvete que deixa a boca com a sensação que você chupou manteiga?), e calibrar o açúcar para a cremosidade perfeita.
Não vou mentir que o processo de fazer esse sorvete foi no mínimo estranho: enquanto eu mexia o creme cinza na panela parecia que eu tinha jogado piche no leite. Depois de bater, parecia que eu tinha preparado cimento para assentar os tijolos. 😅 A inexistência de referências alimentícias nessa cor geram tudo, menos água na boca.
O sabor? De tahini cremoso. Não está na minha lista de prediletos, mas eu gostei sim, bastante. Farei outras vezes, porque acho que dá para testar variações dessa receita. Me diz aí se você provaria um sorvete cinza.🍦
Sobre a receita do sorvete, algumas perguntas:
Vi que utilizou dextrose na receita, o que é? Posso substituir?
Esse é um tipo de açúcar muito utilizado para se fazer sorvetes, para que conseguir aquela cremosidade das gelaterias italianas. Ele é menos doce que o açúcar, e congela a uma temperatura mais alta. Coloquei a substituição pelo açúcar normal lá na receita, para se fazer um sorvete caseiro, realmente não acho necessário sua utilização.Quero fazer meu sorvete vegano, posso substituir o leite?
Nunca experimentei, mas acho que pode dar bem certo sim, especialmente porque as oleaginosas tem um teor de gordura alto. A única ressalva é utilizar um leite que não tenha tanto sabor, para não dar interferência, - o de coco, por exemplo, deixa um pouco de gosto - a não ser que você queira adicionar esse sabor ao sorvete. Então, se fizer, me conta como ficou.Posso fazer com algum outro tipo de pasta, tipo amendoim?
Sim! Para o sorvete de amendoim eu utilizo a mesma receita! Para outros tipos de pasta, eu nunca testei, mas deve variar muito pouco a proporção.Não tem máquina de sorvete? Aprenda com a Nigella
Ou seja, se não tiver a máquina, coloque num pote e leve ao congelador. A cada hora, bata a mistura num processador para mantê-la cremosa. Você vai ter que repetir este processo por pelo menos umas 3 vezes. Dá mais trabalho, e não vai ficar a mesma coisa, mas minha sogra fazia assim há 50 anos atrás.
Por aqui muita chuva e dias nublados, testando bastante nossos humores. Tem sido um começo de ano difícil e atípico. A gente cresce, envelhece e acha que já superou tantas coisas, mas continua a tropeçar em erros tão básicos.
Viver no isolamento é viver na paz do silêncio, junto com de tempestades internas e furiosas. O aprendizado tem sido não-linear, e me vejo patinando ou mesmo seguindo o caminho contrário, mais do que imaginava. E penso que talvez a vida seja isso, desprovida de sentido lógico, entre o sol que nasce e se põe.
Assisti semana passada O Parasita, filme absolutamente essencial, nesse mundo onde pobre é tratado como a escória, sem direito a sonhar, ao mínimo de dignidade e a viajar para Disney.
Sorvete de Gergelim Preto
Com um sabor de tahini cremoso, um sorvete estranho mas gostoso.
Rendimento: cerca de 750ml
-
Tempo de Preparo:
- 2 xícaras de leite
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 140g de açúcar
- 40g de dextrose (opcional, você pode utilizar mais 28g de açúcar)
- 30g de leite em pó
- 100g de pasta de gergelim preto
- 1 colher de sopa de rum
- Numa panelinha aqueça o leite com o creme em fogo médio baixo até chegar a 40C graus. Se não tiver termômetro, preste atenção até começar a subir os primeiros vapores.
- Adicione os açúcares e o leite em pó, misturando bem até dissolver tudo.
- Em seguida, coloque a pasta de gergelim e misture bem.
- Cozinhe em fogo baixo por uns 30 minutos, tomando cuidado para não ferver (a mistura deve ficar cozinhando na temperatura de 65C graus).
- Transfira a mistura para um recipiente e deixe esfriar. Leve à geladeira por 4 horas.
- Adicione o rum e misture com um fouet a mistura, leve para bater na máquina de sorvete e siga as instruções do fabricante.
- Transfira para um recipiente gelado (eu costumo deixar um pote vazio no freezer enquanto o sorvete bate) e leve para o freezer ou congelador por pelo menos 3 horas antes de servir.