Clafoutis de Cerejas

Quando criança eu amava, simplesmente amava, folhear livros de receitas da minha mãe. Passava horas, não me cansava de admirar as fotos de tortas, bolos e biscoitos, imagens que ficaram gravadas na minha memória até hoje. Eu ficava imaginando qual delas seria a mais gostosa, tinha as minhas prediletas em cada livro; mesmo que a grande maioria delas tivesse ficado apenas no papel.

Apesar dessa brincadeira infantil, meu aprendizado na cozinha foi tardio. Acho que essa fixação pelos livros de receita já prenunciavam o casamento que se desenvolveria aos quase 30. Hoje, continuo com a mesma alegria de criança com um livro de culinária, posso passar horas imersa, lendo, mesmo que isso não me leve a cozinhar. Recentemente, adquir o A Kitchen in France | A year of cooking in my farmhouse, da Mimi Thorisson. E posso dizer que estou num caso sério de amor.

O livro é dividido em estações. Em histórias que se transformam quase num conto de fadas. A forma poética em que Mimi descreve sua vida elevam o livro da categoria culinária para a de literatura contemporânea. Ela compartilha receitas e estórias na sua casa na região rural em Medóc; o que se cozinha e se come é o que a terra dá, a depender da estação em que se esteja. São pratos típicos da cozinha francesa, apesar de seus olhos puxados, graças ao pai chinês. As receitas são uma compilação de seu blog, cujas fotos são de seu marido fotógrafo, Oddur Thorisson, quase uma obra-prima virtual.

Uma das receitas tradicionais que encontrei é o clafoutis de cerejas. Essa era uma das sobremesas que figurava num dos antigos livros da minha mãe. Naquela época eu não sabia bem do que se tratava, pois não havia foto para ilustrá-la. O nome ficou gravado na minha memória. Foi apenas hoje que fui experimentar pela primeira vez um cherry clafoutis.

No dia 17 de março, esta receita foi selecionada pelo The Feed Feed para ser publicada na seleção Vive la France!

Clafoutis de Cerejas | receita original Manger

  • 500g de cerejas
  • 4 ovos
  • 50g de manteiga com sal, derretida
  • 200 ml de leite integral
  • 100g de farinha de trigo
  • 1/3 de xícara de chá de açúcar simples
  • 1 ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira
  • açúcar de confeiteiro, para polvilhar
  • pitada de sal

Lave as cerejas e seque bem. Você pode ou não remover a sementes, eu preferi deixar como no livro, com sementes. Espalhe-as numa fôrma com cerca de 23cm de diâmetro, untada com bastante manteiga.

Em uma tigela, misture a farinha, açúcar, sal e a baunilha. Adicione o leite e os ovos (um a um), mexendo delicadamente. Agregue a água de flor de laranja e a manteiga, misturando até obter uma massa lisa.

Despeje a massa sobre as cerejas. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse por 15 minutos nessa temperatura. Abaixe em seguida para 180°C e cozinhe por mais 30 minutos. Deixe esfriar um pouco e polvilhe o açúcar de confeiteiro. Não se esqueça de avisar seus convidados das sementes!