Pudim de pão e o estado de paixão
De repente, esta semana, me vejo apaixonada. Não por alguém ou por razão específica. Apenas sinto meus pulmões mais expandidos quando inspiro, sinto cócegas pelo rosto, quero ouvir canções de amor. Já me vi apaixonada algumas vezes. Achei sempre que tinha a ver com a pessoa em si, o quanto ela era capaz de me fazer sentir especial, um formigamento por dentro, vontade de fechar os olhos e fazer tudo desaparecer.
Mas, então, de repente, me vejo sob os mesmos sintomas, cantando sozinha, sorrindo para o nada. Às vezes até a boca meio seca, um aperto na boca do estômago, mesmo sem motivo algum. Talvez seja antecipação de algo, talvez não seja nada. Não importa. Quero que essa sensação dure enquanto durar. Afinal, viver apaixonada é bom demais. E, se puder viver assim, sem depender de ninguém, melhor ainda.
"Maybe
You don’t have to smile so sad
Laugh when you’re feeling bad
I promise I won’tChase you
You don’t have to dance so blue
You don’t have to say I do
When baby you don’t"{ Tell me if you wanna go home, música de Gregg Alexander, trilha sonora de Begin Again }
Tinha uma cesta de pão amanhecido ressecado sobre a geladeira. Aproveitei para fazer um pudim de pão com passas ao rum e calda de caramelo. Se preferir, sirva do modo argentino, com doce de leite e creme batido.
Pudim de Pão
para o pudim
- 01 fôrma redonda com furo grande
- aproximadamente 500g de pão amanhecido ressecado
- 01 litro de leite
- 150g de cream cheese
- 150g de creme de leite fresco
- 05 ovos
- 01 xícara de açúcar
- 01 colher de chá de extrato de baunilha
- raspas de limão
- 150g de passas
- rum (opcional. o suficiente para cobrir as passas)
para a calda
- 02 xícaras de açúcar
- ½ xícara de água
{ modo de preparo }
Deixe as passas de molho no rum de um dia para o outro, ou esquente um pouco numa panelinha até ferver e deixe esfriar.
Corte o pão em pedaços pequenos, retire a casca se preferir. Deixá-lo de molho no leite morno por pelo menos 1 hora, ou até que esteja amolecido. Bater no liquidificador até ficar homogêneo. Junte o creme de leite e o cream cheese.
Bata os ovos com o açúcar, junte o pão, extrato de baunilha e raspas de limão.
para a calda
Dissolva o açúcar na água. Despeje na fôrma, leve ao fogo baixo, e não misture por uns 15 minutos, até a calda engrossar. Tome cuidado para não se queimar. Espalhe pela fôrma e deixe esfriar um pouco.
Jogue o creme do pudim na fôrma. Acrescente as passas. Leve ao forno pré-aquecido à 180 graus, em banho maria. Asse por uns 50 minutos, ou até que esteja bem cozido. Deixe esfriar, leve à geladeira. Desenforme gelado.