Budín Ingles da D. Stella com passas, nozes pecã e chocolate
Depois de semanas sem publicar nada, e mais de um mês na estrada viajando, hora de habitar novamente a casa (e o blog). A primeira postagem do ano vai ser com a receita do Budín Ingles da D. Stella, já publicada aqui 3 anos atrás, mas que merece ser relembrada sempre que der.
Dessa vez, numa forma bundt, linda e antiga, trazida na bagagem, que fazia parte de seu acervo de louças de cozinha. Trouxemos no bagageiro, caixas com seu jogo de jantar intacto e impecável, mesmo após 70 anos de uso. Preciosidades da velha.
Stella era cuidadosa com sua casa e suas coisas. Além do jogo de jantar da vida toda, tinha lençóis com mais de meio século de vida, sem um furo, rasgo ou mancha sobre sua tela.
Parênteses. É incrível como falamos tanto em sustentabilidade hoje em dia, mas praticamos tão pouco no concreto. Naquela época não se consumia tanto como hoje, as coisas duravam porque eram feitas para durar, e porque se cuidava para que não fosse necessário substituir. Nada era descartável.
Ela seguia sua rotina à risca e sempre tinha boas receitas na memória. Levava à sério sua função como dona de casa e colecionava dicas que adorava compartilhar; desde como tirar manchas de roupa das mais diversas, como secar a melancia para fazer marmelada, ou como fazer petisco com os talos de acelga. Foi uma mulher de fibra e caráter forte e hoje quando sentamos à mesa com sua família na Argentina, sempre temos boas histórias para contar e lembrar, de como abuela foi realmente uma mulher ímpar.
Já contei a história dessa receita e do quanto ela mudou algo dentro de mim. Desta vez, vou listar algumas dicas para quem quer fazer esse bolo em casa, porque a verdade é que eu já fiz e refiz ele várias vezes, e com o tempo fui aprendendo o que funciona e é essencial para que ele fique com a textura, umidade e sabor perfeitos.
Utilize a manteiga amolecida, em temperatura ambiente, ou a massa pode talhar.
Os ovos também em temperatura ambiente, pela mesma razão, ao entrar em contato com a manteiga.
Bater em batedeira, durante os tempos indicados na receita, para obter uma massa fofa.
Utilize um extrato de baunilha de qualidade, ou as próprias sementes de um favo.
Não bata em excesso a massa, ao adicionar a farinha, apenas até que seja incorporada.
Quanto mais frutas secas e castanhas colocar, mais gostoso fica. Pedaços de chocolate também ficam ótimos.
Esse é um bolo com à base de muita manteiga. A massa fica pesada e o melhor é comer no dia seguinte, que fica mais sequinha.
Budín Ingles da D. Stella com passas, nozes pecã e chocolate
Um clássico feito numa forma bundt para momentos memoráveis. Siga as dicas, que escrevi acima, e a receita será um sucesso.
Rendimento: 15-20 porções
-
Tempo de Preparo:
Tipo de Prato: bolo, chá da tarde
- 250g de manteiga sem sal amolecida
- 1 xícara de açúcar cristal
- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 e 1/2 colher de chá de fermento químico
- 1 fava de baunilha (sementes)
- 1/4 de xícara de nozes pecãs picadas
- 150g de chocolate 75% picado
- 100g de uvas passas (como estavam muito secas, deixem de molho em 4 colheres de sopa de vinho do porto, por 6 horas para amolecer)
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 2 colheres de sopa de licor de laranja (utilizei o Cointreau)
- 1/4 de xícara de açúcar confeiteiro para polvilhar
- Bata bem a manteiga com o açúcar até se formar um creme (por pelo menos uns 5 minutos).
- Adicione as sementes de baunilha ou o extrato.
- Junte os ovos, um a um, batendo bem após adicioná-los (20 segundos).
- Junte a farinha peneirada com o fermento e apenas misture até ficar homogênea.
- Desligue a batedeira e junte as nozes picadas, o chocolate e as uvas passas, e misture.
- Untar com manteiga e farinha, uma fôrma redonda com furo no meio. - Se a assadeira for muito trabalhada como a minha, espalhe a manteiga derretida com um pincel e depois passe a farinha.
- Coloque a massa na fôrma e leve para assar em forno pré-aquecido a 180C graus e deixe por pelo menos 1 hora e 10 minutos, ou até que fique bem dourado.
- Apague o fogo e deixe o bolo dentro do forno até que esfrie para deixar a massa mais sequinha. - Se você fizer de noite, após apagar o forno, deixe dentro de um dia para outro.
- Misture a manteiga derretida com o licor de laranja e espalhe sobre o bolo.
- Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e decore com umas nozes pecãs.