Sorvete de Menta com Chocolate

Ah, junho! Fim de outono. Estou a mais de 20 dias sem escrever aqui; mergulhei num trabalho que me consumiu por duas semanas, mas valeu a pena. O resultado ficou como eu queria e o cliente saiu satisfeito. Melhor, impossível. Além disso, estou estudando um novo projeto para esse ano, que deve me trazer surpresas boas no segundo semestre (dedos cruzados).

No entanto, deixar de escrever nesse espaço, deixa um buraco dentro de mim, como se uma peça estivesse faltando. Vou ser bem sincera, esse blog é o meu maior xodó. Não importa qual seja a audiência, quantos leram ou irão ler meus posts, quantas curtidas ou ignoradas terão minhas fotos… O meu melhor está aqui. Algo materializado, ainda que virtualmente (olha o paradoxo), de tanta coisa que passaria desapercebida no meu dia-a-dia. Mas aqui não: elas têm seu destaque, sua história, seu valor e sua beleza.

Sorvete de menta com chocolate. Amados por alguns, desdenhados por outros. Confesso que eu já fiz parte do segundo time. Não, ele não tem gosto da minha infância, porque eu não gostava dele naquela época. Fui aprender a gostar (e logo em seguida me apaixonar) aos 26. Foi quando eu conheci Lucy, a filha do Gabriel, que pedia esse sabor 99,999% das vezes que a gente saía para tomar um sorvete. O refrescante da menta com o croc-croc do chocolate meio amargo, conquistaram meu paladar, que nutria o preconceito de que o sorvete era de pasta dental.

Sorvete de menta com chocolate ca-sei-ro. Seu sabor é intenso, mas sua cor verde bem suave. Sem corante, espessantes de origem duvidosa e feito com menta de verdade! Sensacional.

Sorvete de Menta com Chocolate

01 litro

  • 02 xícaras de leite integral
  • 01 xícara de creme de leite
  • ¾ de xícara de açúcar
  • 03 ovos caipira
  • 01 copos cheio com folhas de menta ou hortelã
  • 120g de chocolate meio amargo

Ferva o leite com o creme de leite e apague o fogo. Coloque ¾ das folhas de menta ou hortelã e deixe em infusão por, pelo menos, 1 hora. Coe o leite e aperte bem as folhas, com a mão mesmo, para que saia todo o sumo e a cor.

Bata os ovos com o açúcar, até ficar um creme espesso por uns 5 minutos. Junte o leite e misture bem até ficar homogêneo. Leve ao fogo brando, misturando sempre até espessar (por uns 15 minutos). Deixe esfriar.

Pique bem o restante das folhas de menta e misture ao creme frio. Leve à sorveteira elétrica, seguindo as instruções do fabricante. Quando estiver quase no ponto, junte o chocolate picado ao sorvete e misture bem. Coloque num recipiente e leve ao congelador por pelo menos 3 horas antes de servir.