Bolo sorvete de chocolate com amendoim e 35 anos

35 anos. Finalmente. Acho que cheguei à idade adulta. Sinto isso no meu corpo, nos meus pensamentos, no modo de ver a vida. Sinto isso ao meu redor; os amigos já casaram, na verdade, já estão se divorciando, muitos deles já com filhos, alguns, já crescidos. Me vejo censurando a roupa de balada da minha entiada, e bocejando quando passa da meia noite. Me vejo profetizando e maldizendo as novas gerações, tal qual como meus pais faziam quando eu era criança. E eu achava eles uns chatos.

Estou chata. Menos paciente. Mais calma. Menos ansiosa. Ainda tenho sonhos, muitos por sinal. Mas já desfiz de muitos, tive algumas decepções importantes e perdi coisas valiosas em minha vida. Ao mesmo tempo, fui capaz de sustentar coisas, além do tempo vencido do frescor da novidade. Ainda tenho sido incapaz de planejar, mas agora, estou disposta a aprender como.

Ontem, fui presenteada demais pelo meu marido. Ele me mimou desde o café da manhã. Uma mesa bem farta, com todas as coisas que eu adoro no café: geléia caseira, ovos mexidos, pãozinho fresco, flores na mesa, café colombiano suave. Não tinha nada para botar defeito. Passei o dia trabalhando tranquilamente. A noite, jantar delicioso com vinho espanhol. Só abraços e beijinhos ao longo do dia. Declaração romântica no facebook para clichê nenhum botar defeito, e deixar uma fila de invejosos para trás, rsrsr.

E, se eu posso dizer algo, se há o que se notar em um ano que se passou, é que sou ainda mais grata pela minha vida. Do jeito que ela é, sem tirar ou pôr nada.   

"Rimos, choramos através da vida.
Uma coisa é uma cara contraída
E a outra uma água com um leve sal.
E o Fado fada alheio ao bem e ao mal.
Doze signos do céu o Sol percorre,
E, renovando o curso, nasce e morre

Nos horizontes do que contemplamos.
Tudo em nós é o ponto de onde estamos.
Ficções da nossa mesma consciência,
Jazemos o instinto e a ciência.
E o sol parado nunca percorreu
Os doze signos que não há no céu."

{ Fernando Pessoa, Glosas, Poesias Inéditas (1919-1930) }

Bolo Sorvete de Chocolate com Amendoim

  • 01 pacote de negresco (cerca de 14 bolachas recheadas)
  • 15 biscoitos de cereais
  • 110g de manteiga sem sal derretida
  • 01 lata de leite condensado
  • 01 copo de leite
  • 06 colheres de sopa de cacau em pó
  • 02 e ¼ copo de creme de leite
  • 06 colheres de sopa de amendoim (mais um pouco para enfeitar)
  • gotas de chocolate, chocolate branco e paçoca para enfeitar

Bata os biscoitos no liquidificador ou processador até virar uma farofa. Misture com a manteiga. Coloque numa fôrma redonda de fundo removível (a minha é de 18cm) e disponha sobre a base e lateral, como para formar uma base de torta. Leve ao congelador por 15 minutos.

Dissolva cacau no leite, levando para aquecer um pouco o leite. Quando estiver bem dissolvido, junte o leite condensado e o creme. Misture bem. Leve ao congelador por 1 ou 2 horas, até que comece a firmar, como um sorvete. Junte o amendoim. Despeje sobre a base de biscoitos e leve ao congelador. Deixe de um dia para o outro ou por pelo menos 05 horas.

Faça uma farofa com a paçoca, amendoim as gotas de chocolate. Jogue sobre o bolo desenformado. É só cantar o parabéns!