Canelés de Bourdeaux para Páscoa
Páscoa tem cara de chocolate, ovos, coelhos. Me lembro o quanto adorava essa época por conta dos doces, cheguei até a ficar alérgica por chocolate em uma das páscoas (graças a deus, foi passageira). Acho que todo mundo tem foto de quando criança, sentada no sofá, tentando colocar o ovo quase inteiro na boca. As mães costumam ter um senso de humor bem particular, quando se trata de tirar fotos dos filhos.
Enfim, mas durante este período, as lojas se enchem de papel celofane e bombons por todos os cantos. E o espírito de compaixão, fraternidade e amor ao próximo ficam de lado, esquecidos. Com intuito de resgatar a simplicidade, criatividade e, quem sabe, amenizar em parte o consumismo da data, compartilhamos algumas idéias para inspirar você a presentear com mais amor. O importante é personalizar com seu carinho algo feito por você. A idéia é bem simples: bolinhos de baunilha, ou canelés de bordeaux numa caixa de ovos caipira, pintada e decorada, com um cartão personalizado.
Para tanto, pedi para a Dani Coelho - ou Danny Bunny - a me ajudar na elaboração do presente, já que seu talento craft consegue deixar tudo mais bonito. A Dani, além de amiga de anos, é minha parceira criativa, amiga confidente e irmã de alma. Já falei algumas várias vezes dela por aqui, já produzimos também muita coisa juntas; essa foi mais uma delas. Ela ilustrou duas etiquetas graciosamente perfeitas, que estão disponíveis para você baixar e imprimir.
E, como se não fosse demasiado bom, para completar tanta lindeza, coelhinhos de pano, perfumados com lavanda, da Ju Padilha, uma artesã fofa e talentosa. Fui presenteada por ela com duas fofuras, e você pode encomendar e escolher os que mais gostar para deixar seu presente ainda mais querido.
A receita foi novamente retirada do livro maravilhoso da Mimi Thorisson, o A Kitchen in France | A year of cooking in my farmhouse. A textura do canelé é uma fina casca por fora e bem úmida, macia e cremosa por dentro. O sabor acentuado da baunilha e o aroma suave do rum, tornam a perfeição algo sensível ao paladar a cada mordida.
Canelés de Bordeaux | receita original do Manger
rende 15 porções
- 02 copo de leite;
- 01 copo de farinha;
- 01 copo de açúcar;
- 02 colheres de sopa de manteiga derretida;
- 01 favo de baunilha; e
- ¼ de copo de rum
Coloque a baunilha e suas sementes raspadas no leite e leve para ferver. Quando levantar fervura, apague o fogo. Deixe esfriando por 5 minutos. Junte a farinha peneirada e o açúcar, misturando bem, sem deixar empelotar. Adicione a manteiga e o rum e misture tudo. Coloque num recipiente fechado e leve à geladeira por 24 horas.
Encha até ¾ de cada orifício de forminhas para bolinhos e leve para assar em forno preaquecido à 230 graus por 5 minutos.
Como utilizei fôrma de silicone não precisei untar. Se você utilizar de metal, unte com manteiga.
Depois, abaixe o fogo a 180 graus e asse por mais 50 minutos, ou até que estejam bem dourados. Retire do forno espere uns 5 minutos antes de desenformar. Deixe esfriar. Se decidir não presentear ninguém e comer você mesma todos canelés, acompanhe com um belo chá.
Feliz Páscoa!
Para presentear, utilize uma caixa de ovos vazia de 06 unidades. Pinte com guache ou tinta acrílica para deixá-la uniforme, da cor desejada. Forre os buracos dos ovos com papel manteiga, antes de encaixar os bolinhos. Coloque também um pedaço do papel para cobrir os doces, antes de fechar a caixa. Amarre com cordões e fitas coloridas de sua preferência. Imprima uma etiqueta feita por você - ou esta da Danny Bunny - num papel de alta gramatura (mais grosso).Eu utilizei papel reciclato.
Lembre-se, o importante é usar sua criatividade: cores e materiais para decorar da forma que mais gostar. E se quiser seguir a tradição da data, você pode substituir os canelés por bolinhos de cacau, bombons ou ovinhos de chocolate.