Granola Incrível da Moara
Das coisas que mais gosto da internet é de poder me conectar com pessoas, que de outra forma, dificilmente teria a oportunidade de conhecer. As fronteiras são dilúidas e a gente atravessa as linhas do individual formal e convencional e, num simples “send”, lá está você conversando e trocando figurinhas com uma pessoa que até então era uma completa estranha para você. Foi numa dessas que acabei conhecendo a Moara Gomes, pelo Instagram, pessoa querida e que eu já adoro, nunca vi pessoalmente, mas que mesmo assim, ela me enviou um pacote de granolas caseiras, feita por ela, numa dessas trocas de afeto e carinho.
Sou uma pessoa normal, mas que quando fico fissurada por algo, exagero. Logo quis mais daquela granola, quis comprar, quis aprender a fazer, comecei a perseguir a Moara, sei lá. Qualquer coisa para comer de novo a bendita granola. E foi então que ela gentilmente me enviou a receita: a Terra voltou a girar nos eixos e meu café da manhã voltou a ser feliz com um copo de iogurte com a melhor granola caseira do planeta.
Obrigada Mo!
Granola Caseira da Moara
cerca de 300g
- 01 e ½ xícara de flocos de arroz
- 01 e ½ xícara de mix de castanhas: nozes pecã, castanha de caju, amêndoas, castanha do pará, macadâmia
- ¼ xícara de quinoa
- 02 colheres de sopa de semante de linhaça
- 01 xícara de frutas secas: damasco, uvas passas, banana passa
- ¼ xícara de óleo de côco
- ¼ xícara de mel
- pitada de sal
- pedaços de coco (opcional, mas altamente recomendado)
Pique as castanhas e as frutas secas. Misture todas as castanhas, a quinoa e a linhaça, com o óleo de coco, mel e sal. Espalhe numa assadeira e leve ao forno em temperatura mínima (180 graus). Assar por uns 40 minutos, mexendo a cada 15 minutos, até ficar bem dourada, da cor que você desejar. Adicione as frutas secas e deixar no forno desligado, até esfriar.
Quando elas estiverem frias (e crocantes), acondicione-as num recipiente fechado.
No meu desespero em fazer a receita, li errado e misturei as frutas junto com as castanhas e levei para assar tudo junto. Deu certo também, as frutas ficaram só um pouco mais sequinhas e grudadas.